As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

Quer melhorar a exposição do seu site nas buscas orgânicas? Está preparando uma campanha baseada em SEO ou utilizando-se de Links Patrocinados? Ou simplesmente enriquecer o conteúdo do seu blog ou página pessoal? Preparando uma campanha completa de Marketing Digital? Seja qual for a finalidade, das acima mencionadas, você irá precisar pesquisar as palavras-chave ideais para se ter sucesso em suas ações. Arrisco dizer que essa seja a tarefa mais importante para a criação de fortes alicerces para suas campanhas. As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

Para nossa tranquilidade e felicidade existem inúmeras ferramentas para facilitar esse trabalho, no entanto dentre essas inúmeras, muitas são inúteis ou simplesmente não entregam o que prometem, no entanto as que irei descrever abaixo são bem funcionais e úteis para nós e nossas campanhas… então vamos ao que interessa… começando pela mais conhecida e famosa de todas…

Planejador de palavras-chave do Google (https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner)
Sem dúvida o Planejador do Google é a ferramenta mais completa e a primeira que surge quando pensamos em pesquisar palavras-chave para uma campanha. O Keyword Planner permite que os anunciantes procurem por termos, expressões, palavras e com isso tenham idéias de como programar seus anúncios agrupando as palavras por similaridade e interesse. O Key Planner fornece estatísticas completas sobre cada termo, incluindo o volume da pesquisa e o custo médio (estimado) por clique. É um recurso que pode ser muito útil principalmente nas primeiras etapas do planejamento de uma ação online, mas vale lembrar que como o próprio Google diz que o Key Planner é usado “para criar as bases para uma campanha bem sucedida”. Se são as “bases” o ideal é utilizar-se de outros recursos também, ele pode fornecer uma orientação para a organização do grupo de anúncios e ampla seleção de palavras-chave, mas você contar exclusivamente com esta ferramenta, pode perder a oportunidade de trabalhar com algumas expressões de “long tail” consideradas valiosas.

As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

“Autocomplete” do Google
Esse recurso, gratuito também, talvez o mais gratuito de todos, pode ser utilizado para pesquisa de palavras-chave tanto em resultados orgânicos quanto em anúncios. É simples, abra a página inicial do Google e comece a digitar uma palavra ou frase na caixa de pesquisa, o algoritmo de preenchimento automático baseia-se em diversos fatores, incluindo a quantidade de vezes que o termo ou palavra foi procurada no passado. É um recurso muito útil se você estiver procurando por palavras-chave de “long tail” baseadas em uma palavra ou uma frase. É simples, escreva sua palavra principal na caixa de busca e depois letra por letra do alfabeto para ver as pesquisas relacionadas com seu termo ou palavra. Você pode colocar espaço entre as palavras ou ainda por procurar por palavras compostas escrevendo-as entre aspas (“”).

As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

Übersuggest (ubersuggest.org)
Bom, como estamos falando sobre pesquisa de palavras-chave, você já deve ter adivinhado que o Übersuggest, mesmo com um nome um pouco estranho, é sim uma ferramenta de sugestão de palavras-chave que pode te ajudar em suas campanhas online. Essa ferramenta, acredite se quiser, é mais completa que o Key Planner do Google (item 1 desse texto) e que as próprias buscas na barra de pesquisa do Google (Item 2)… Pausa dramática para você deduzir porque…

É isso mesmo… O Key Planner e o Autocomplete fazem referencia somente ao Google, já o Übersuggest utiliza além dos dados do Google, dos dados de outros buscadores, insira os termos e palavras pré selecionadas e adicione uma letrinha na frente para receber as sugestões, de uma só vez.  É isso mesmo, mesmo sendo o Google a ferramenta número 1 de buscas no mundo, o Übersugges faz várias buscas em sites diversos de busca… Veja esse post sobre buscadores.

O Übersuggest também é útil para pesquisa de palavras-chave de “long-tail” ao ajudá-lo a encontrar nichos específicos à serem explorados dentro do seu mercado. Mesmo assim posso dizer que é uma ferramenta básica e serve para gerar ideias e expandir suas palavras-chave.

ubersuggest.io - As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

KeywordTool.io (keywordtool.io)
Esta é um recurso bem semelhante ao Übersuggest pois também se utilizado do “autocomplete” do Google, porém vai um pouco alem, gerando nada mais nada menos que 750 sugestões por palavra-chave. Calma que fica ainda mais legal, o KeyWordTool.io funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google (.com.br; .com.ar; .com.uk… filtrando assim somente pelos países que te interesse. Sugere também listas em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e depois do seu termo base. Não há nenhum CAPTCHA ou anúncios para te distrair, é uma ferramenta muito tranquila de se utilizar e navegar. Se você busca uma ferramenta ágil e simples para “long tail”, esse é O site.

Keyword Tool - As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

WordStream (www.wordstream.com/keyword-research)
Mesmo contando com recursos limitados, o WordStream é uma ferramenta de sugestões de palavras-chave bem sofisticado ao que se propõe, oferecendo termo altamente relevantes e valiosos para as suas buscas. O WordStream ainda fornece frases de “long tail” com mais diversidade que o Keyword Planner do Google. O WordStream alega contar com mais de 1 trilhão, isso mesmo, 1 trilhão de consultas e usuários, não-pagantes, que realizam suas pesquisas até 30 vezes por dia. Só tem um porém que vale deixar registrado aqui, algumas métricas e medidas como o volume de pesquisa e tamanho da coerência das buscas são bloqueados,  “incentivando” o usuário a se increver em uma conta paga. O WordStream tem outras funções gratuitas, como pesquisas de nichos, grupos e palavras-chave negativas, tudo o que pode ajudar a refinam suas listas.

Word Stream Keyword Search - As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

Keyword Eye (básico) (www.keywordeye.com)
Keyword Eye, pelo nome do site já fica uma dica, sim o KeywordEye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave que apresenta uma “nuvem” com sugestões, bem legal por sinal, onde tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade. O usuário também pode ver as sugestões exibidas em uma grade e classificar resultados por uma determinada métrica. Usando o plano gratuito, os usuário tem direito a 20 buscas por dia, contendo até 100 palavras-chave por relatório e a base de dados de 25 domínios do Google. Diferentemente da ferramenta “WordStream”, aqui você é capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente. Ele fornece os dados de “long tail” e de fácil consumo, uma ótima alternativa para o “Keyword Planner” do Google. É interessante para mostrar planejamentos mais visuais para os clientes.

www.keywordeye.com - As 8 melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave

Keyword Revealer’s (www.keywordrevealer.com)
Keyword Revealer’s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como a métricas correspondentes como: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado. Semelhante ao “Keyword Eye”, se destina a mostrar-lhe como a competição é difícil e prever quais palavras-chave podem ser rentáveis. As sugestões que fornecem a ferramenta são extremamente relevantes e vale a pena navegar por lá.

Infelizmente, as contas gratuitas permitem apenas 3 buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria!

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AdWords Search Terms (adwords.google.com.br)
Não se esqueça que as palavras-chave mais valiosas podem vir dos termos de busca que os visitantes usam antes de clicar no seu anúncio. Para isso é preciso já ter uma campanha de anúncios funcionando no Google AdWords.

Pesquisa de palavras-chave

Não há melhor maneira de entrar na sua mente do que ver exatamente como eles procuraram para seus produtos ou serviços! Ao usar o relatório de termos de pesquisa dentro da interface do Google AdWords, lembre-se de adicionar termos de alto desempenho para seu grupo de anúncios como palavras-chave. Se um termo for irrelevante e ainda sim “ativar” o seu anúncio, adicione ela como uma palavra negativa.

Para acessar o relatório de consulta de pesquisa no AdWords, vá para a guia palavras-chave, clique em “Detalhes” e selecione “Todas”.

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