Marketing Digital. Uma evolução do marketing capaz de atender a (re)evolução midiática.
Claudio Torres, um dos grandes nome do marketing digital no Brasil, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital define o marketing digital:
“O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas à Internet e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente de sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que seus clientes conheçam seu negócio, confiem nele, e tomem a decisão de comprar a seu favor”. (Torres, 2010).
Em entrevista à revista Exame, o papa do marketing mundial, o professor Philip Kotler, reflete sobre o atual momento e a importância das ações de marketing digital. Segue reprodução da entrevista.
EXAME – Se o senhor fosse começar a carreira hoje, em qual área do marketing iria se concentrar?
Philip Kotler – Como entramos na era digital, iria me dedicar à mídia digital. Um profissional precisa conhecer intimamente segmentos de seu mercado, mas também seus clientes individualmente. Temos de aumentar nosso entendimento de como usar YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Não adianta apenas usar esses canais digitais.
É preciso aprender a medir o valor de cada um. A oportunidade está em aperfeiçoar o uso dessas ferramentas sem esquecer de outras áreas promissoras, como o neuromarketing, a análise da atividade cerebral de consumidores expostos a fotos e vídeos de produtos.
EXAME – O senhor acredita que tudo vai se resumir ao digital?
Philip Kotler – Minha previsão é que os orçamentos destinados à comunicação serão divididos ao meio entre a mídia digital e a tradicional. As duas podem ser perfeitamente combinadas. A mídia tradicional deve ser usada para que todos conheçam sua marca ou produto e a digital para que haja um engajamento individual.
Veja a entrevista na integra. Clique aqui.
Se você quer ainda mais sobre Marketing Digital, navegue em nosso blog.
Para finalizar, um vídeo de pouco mais de 3 minutos sobre marketing digital e sua importância.