Como utilizar o Youtube em suas campanhas de marketing digital

Como utilizar o Youtube em suas campanhas de marketing digital

Como utilizar o Youtube em suas campanhas de marketing digital

Antes de qualquer coisa vamos dar uma geral no que é o YouTube…

Fundado por 3 colegas de trabalho em 2005, trata-se de uma plataforma de vídeos que permite que as pessoas assistam, publiquem e descubram vídeos criados originalmente. Foi adquirida pelo Google em 2006.

O site de compartilhamento de vídeos tem números surpreendentes: 60 horas de vídeo são carregadas a cada minuto, sendo que 4 bilhões deles são vistos por dia.

É uma excelente plataforma para divulgação de uma marca, seja por vídeos institucionais ou cobertura de eventos, por exemplo.

Canais
O Canal é o lugar onde você irá divulgar seus vídeos. Nele, são visíveis os vídeos que você carregou e os que você favoritou durante a navegação pela plataforma. Também é possível organizar vídeos por Listas de Reprodução.

É possível fazer a personalização do canal para que ele fique de acordo com a identidade visual da empresa.

Incorporação
O vídeo carregado em seu canal também pode ser incorporado à página de seu blog ou site, por exemplo. Dessa forma, é possível divulgá-lo nos diversos outros canais da empresa, sem que o usuário tenha que ser levado a outro ambiente.

Compartilhamento
É possível compartilhar os vídeos do YouTube em diversas redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut. Isso possibilita a viralização do conteúdo em diversas plataformas.

Dito isso agora vamos ao que interessa… Como utilizar o Youtube em suas campanhas de marketing digital

Incluir a rede de vídeos do Google na estratégia de atuação em mídias sociais de sua empresa pode trazer diversas oportunidades de negócio. Segundo a Experian Hitwise, o Youtube é a segunda rede social mais acessada no Brasil.

Entretanto, colocar sua empresa na rede não significa obrigatoriamente criar um canal. Existem diversas opções adequadas a diferentes realidades e estratégias. Confira abaixo alguns caminhos:

Produza vídeos para seu canal: Sua empresa tem estrutura para investir em uma produção audiovisual com regularidade? Criar seu canal, deixá-lo atrativo visualmente e produzir vídeos exclusivos para web, compõem uma das estratégias mais engajadoras e gratificantes no Youtube. Porém, nem todas as empresas têm disponibilidade de investimento para esse tipo de produção.

Divulgue conteúdo: Se sua empresa revende produtos de outras companhias, uma alternativa é utilizar os vídeos de divulgação do próprio fabricante. Essa é uma forma de você manter um canal, sem necessitar da estrutura de estúdio, áudio e vídeo para produção regular de seus próprios filmes.

Você também pode divulgar esses vídeos em suas redes sociais e inseri-los na página do produto em seu site. É uma boa estratégia para redes de varejo e e-commerces fortalecerem sua relevância nas buscas para determinados produtos

Anuncie no Youtube: Nos momentos de diversão, seu público pode estar mais suscetível à mensagem que você quer comunicar. Combinado com o tipo de emoção que pode ser transmitida apenas pelo vídeo, o momento peculiar em que o anúncio captura o espectador torna os anúncios do Youtube uma ótima opção para complementar sua campanha publicitária e estratégia de links patrocinados.

Mesmo que você não veicule seus próprios vídeos no Youtube, é possível monitorar o que é falado sobre sua marca. Por exemplo, seu produto pode ter sido tema de uma paródia de um canal de humor, homenageado por um vlogger ou até ter motivado o protesto de um consumidor descontente.

Além de permitir reagir no momento certo, o monitoramento permite identificar oportunidades e ameaças para sua empresa. Além de vídeos, também é possível monitorar comentários realizados na rede.

É importante lembrar que existem alternativas de redes sociais para o compartilhamento e transmissão de vídeos. O Vimeo é uma rede mais segmentada, de design clean, ótima qualidade de imagem e vídeos com foco artístico. O Google+ é uma boa opção para a transmissão em tempo real de vídeos com a participação do público. A escolha da melhor rede e estratégia deve ser baseada no seu conteúdo e público-alvo.

Ainda ficou com dúvidas, ou então sua praia é outra e você prefere não se meter nessa parte de comunicação e marketing? Sem problemas!!! entre em contato com agente que podemos ajuda-lo em suas campanhas.

Como utilizar o Youtube em suas campanhas de marketing digital

Fontes: Exame, SEO MKT

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