Os 7 grandes erros em ações de Marketing Digital
O marketing digital é a grande bola da vez no mundo das ações de comunicação, quem sabe, pode-se até dizer, que o marketing digital é a maior e mais utilizada ferramenta de comunicação nas empresas atualmente, sejam elas, pequenas, médias ou grandes empresas. É o tipo de ferramenta que permite foco no perfil do consumidor almejado, além de uma fácil e rápida avaliação da efetividade de cada uma das campanhas e o ajuste de tais campanhas para se alcançar as metas desejadas. Permite um foco na relação de orientação ao consumidor e avaliação de demandas do mercado, público-alvo e produtos para lançar ações promocionais.
Então… Busque evitar os 7 grandes erros em ações de Marketing Digital
Como qualquer produto cibercultural, ações em mídias sociais são um exercício exaustivamente criativo, um desafio aos profissionais de markekting na hora de criar suas campanhas e entender que existem várias atitudes, ações, que devem ser adotados se o objetivo for o sucesso. Conheça a seguir os erros mais comuns nas campanhas de marketing digital:
1. Não ter definido a estratégia ou target. É de primeira importância elaborar um plano com os objetivos para que sua campanha tenha o papel certo de aumentar a participação no mercado e conquistar o respeito do público pela marca. Esse projeto requer investimento não só na implantação, mas também na manutenção da página. Portanto, saber quanto e quando se deve investir na campanha, faz todo o diferencial desde o início.
2. Não ter um website para conversão. A campanha de marketing digital tem como um dos objetivos atrair clientes para o site da marca. Por isso, é fundamental que exista um website, que possa ser responsável por converter os leads em clientes. É um erro comum produzir e manter perfis no Facebook que não tenham conexões, pois isso diminui o alcance da campanha.
3. Falta de supervisão e acompanhamento. Outra falha bem comum é não supervisionar o que está sendo postado. Isso significa estar atendo para que erros simples, como falta de correção gramatical, não caiam nos olhos do público. Apagar sem rastros uma postagem é praticamente impossível. Uma vez na rede, a voz da sua empresa pode ser copiada e compartilhada.
4. Usar espaço apenas como publicidade e propaganda. Não adianta publicar apenas os seus produtos e preços. Pela definição, as redes sociais são espaços de interação, portanto, é essencial ampliar os horizontes do seu público-alvo com materiais que combinem com a imagem que sua marca queira transmitir.
5. Não desenhar e entender o seu público-alvo. O público das redes sociais não interage, necessariamente, da mesma forma que os clientes na loja física ou site. Ali o universo é outro. Isso significa que é preciso estudar seus hábitos de consumo, preferências, visão política, localização geográfica, faixa etária, nível de escolaridade e outras informações imprescindíveis. Essa parte da pesquisa demanda um grande tempo e esforço, porém será um fator determinante para que a campanha seja bem sucedida.
6. Não converter seguidores e fãs em clientes. Não adianta conquistar um número alto de seguidores se eles não interagem com sua marca e não demonstram interesses em seu conteúdo. É necessário convertê-los em clientes para a sua empresa e garantir retorno aos seus esforços.
7. Não medir o ROI. O retorno sobre o investimento feito na sua campanha de social media será a prova de que todas as medidas listadas acima foram assertivas. Medir esse investimento serve para entender quais foram os erros e acertos da ação de marketing e ajuda a fazer um planejamento melhor para o futuro.
Conheça alguns recursos oferecidos como ferramentas de marketing digital. Facebook para empresas, Twitter para empresas, Youtube para empresas.
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